Dieta que todo mundo usa e emagrece: Dieta dos pontos

Tempo de leitura: 3 minutos

A dieta dos pontos, dá a cada alimento uma pontuação de acordo com a sua quantidade de calorias, para isso quando a pessoa decide fazer esta dieta, ela terá um número X de pontos que poderá consumir por dia, por tanto será necessário registrar tudo que se consome, e suas quantidades, para que tenha um controle de quantos pontos já consumiu e quantos ainda faltam para ser distribuídos no restante do dia.

Tipos de dietas dos pontos

Dieta dos pontos foto

Atualmente aqui no Brasil existem três tipos de dietas dos pontos a dieta dos pontos do dieta e saúde, vigilantes do peso e a dieta dos pontos de Alfredo Halpern.

A diferença entre eles está na forma que fazem o cálculo para chegar a um ponto, em alguns casos é levado em conta apenas as calorias do alimento, em outros também são considerados diversos nutrientes.

O Dieta e Saúde é um programa online de emagrecimento. Possui reuniões online com nutricionistas e outros especialistas, diários para anotar os alimentos ingeridos e exercícios realizados, espaço para acompanhar a perda de peso, área para que os usuários possam trocar experiências e muito mais.

Já o Vigilantes do Peso conta com reuniões ao vivo realizadas semanalmente, ministradas por alguém que emagreceu utilizando o método. Também há o programa Em Casa em que a pessoa recebe suporte por e-mail e um aplicativo. Por fim, a Dieta dos Pontos de Alfredo Halpern é seguida por meio dos livros escritos pelo endocrinologista Alfredo Halpern.

Como a dieta dos pontos ajudam a emagrecer

dietas dos pontos

A quantidade de pontos estipulada para ser consumida geralmente é bem abaixo do gasto, por tanto se a dieta for feita corretamente, a pessoa conseguira ingerir um valor de calorias inferior a gasto.

Como funciona a dieta dos pontos

Como eu já informei, ao realizar a dieta dos pontos possuem uma quantidade de pontos determinadas que podem consumir. Em alguns métodos estes pontos são sempre os mesmos, variando apenas de acordo com o sexo.

Já em outros casos é realizado um cálculo com base na altura, peso e o quanto a pessoa pretende emagrecer para se estimar os pontos que podem ser ingeridos.

Em alguns tipos de dieta dos pontos, os usuários podem começar consumindo uma determinada quantidade de pontos e conforme ele emagrece passa a consumir menos pontos. Isto é realizado para que o corpo se adapte e tenha um emagrecimento contínuo e saudável.

Em todos os casos as pessoas precisam registrar os alimentos e quantidades consumidos a fim de poder calcular quantos pontos comeu. Algumas dietas dos pontos também costumam premiar exercícios realizados com pontos extras para consumo.

Quando a pessoa chega ao peso desejado, ela avança para a fase de manutenção em que passa a consumir uma pontuação um pouco maior.

Riscos da Dieta dos Pontos

pexels-photo (1)

Há o risco de a pessoa desenvolver carências nutricionais ao realizar a dieta dos pontos. Porém, isto só irá ocorrer se a pessoa realizar a Dieta dos Pontos de forma incorreta, por exemplo, gastando boa parte de sua pontuação em um determinado alimento muito pontuado, como um bolo, e então deixar as refeições principais de lado.

Os sintomas de que a pessoa está fazendo a dieta de forma errada envolvem sentir fadiga, cansaço, indisposição, imunidade baixa e até queda de cabelo. Ao emagrecer a pessoa costuma perder também muito músculo ao invés de gorduras e isto pode ser visto ao medir a sua porcentagem de gordura.